Dia Nacional da Mata Atlântica
Hoje é o Dia Nacional da Mata Atlântica, o Brasil celebra esta data este ano com dados muito tristes. Dados do Inpe apontam que o desmatamento neste bioma cresceu 27% entre 2018 e 2019.
Minas Gerais possuía, originalmente, 49% de seu território coberto pela Mata Atlântica. Atualmente, são apenas 7% e que são constantemente desmatados.
Na imagem, foto do parque estadual Serra do Brigadeiro, registrada pelo fotógrafo André Delfino, durante o projeto “Olhares sobre os Parques Estaduais Mineiros”, em 2019. O projeto financiado pela Fundação Verde Herbert Daniel – FVHD, e executado pelos verdes(Alisson Diego, Duander Franco e Fernando Brito) relacionou todas as unidades de conservação de Minas.
Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foi lançado em audiência na Comissão de Meio Ambiente, após o término do projeto, a Frente Parlamentar em Defesa das Unidades de Conservação requerida pelo deputado Glaycon Franco(PV). Ainda em audiência, fruto dos dados levantados, foi lançado o livro “Parques de Minas, Olhares Gerais”. “A obra não tem a pretensão de trazer “um diagnóstico acadêmico e tecnicista”, e sim um olhar vivencial de espaços desconhecidos pela maioria dos mineiros”, disse o autor Alisson Diego. O livro encontra-se gratuitamente disponível neste link: https://bit.ly/2XOx3LB
“Este é um dos papéis que o Partido Verde de Minas Gerais tem realizado em defesa do Meio Ambiente e pela preservação da Mata Atlântica em nosso estado. Estamos atentos, fiscalizando e buscando a proteção de nosso patrimônio natural.”, ressaltou o presidente do partido, Osvander Valadão, em mensagem aos mineiros neste dia.