Ir para o conteúdo

Com recursos do deputado Glaycon Franco, restauração de marco histórico de Conselheiro Lafaiete é iniciada

Emenda parlamentar no valor de R$ 120 mil viabilizou início das obras da Fonte Grande

Foi o filósofo romano Cícero quem afirmou que “a história é testemunha do passado, vida da memória”. Em Conselheiro Lafaiete, a história de um dos marcos mais importantes do município está sendo revitalizada. A Prefeitura, por meio da secretaria de Obras e com recursos do deputado Glaycon Franco, deu início, em janeiro, aos trabalhos de reforma da Fonte Grande –  local que faz parte da vida e narrativas da cultura lafaietense. Sua relevância é tamanha que Fonte Grande tornou-se até nome deste que é um dos bairros mais tradicionais da cidade.

A restauração permitirá aos gestores a solicitação de tombamento deste patrimônio. As intervenções englobam uma gama de serviços, tanto estruturais quanto paisagísticos. Tubulações, estrutura de alvenaria, restauração do reservatório e do piso original, cobertura do lavadouro, mureta, grade de proteção e iluminação são alguns dos itens que compõem o projeto em andamento. Para os trabalhos foram destinados, por meio de emenda parlamentar, R$ 120 mil.

O deputado, que nutre um olhar especial para com a preservação do patrimônio histórico e a valorização da cultura mineira, destacou a importância do início das obras.

“Destinei o recurso porque sei da relevância deste monumento para o povo de Lafaiete. Sou natural desta terra e ver a obra acontecer restaura, também em mim, o sentimento como alegria, satisfação”, afirmou.

A última intervenção na Fonte Grande foi há décadas, idos de 1977, por meio da iniciativa do corretor Gil Simões – nome que ficou marcado na história do município. Para o deputado, grandes feitos merecem reconhecimento e servem de inspiração. “Temos de nos valer sempre dos bons exemplos, principalmente quando beneficia as pessoas em geral. Não só de Gil Simões, mas também de outras famílias que se fizeram presentes na construção e manutenção do local. O povo terá, ao final das obras, a mesma gratidão que sinto atualmente dando minha contribuição como parlamentar”, pontuou.

Sobre a Fonte Grande

A fonte primitiva, feita de alvenaria e guarnecida com bicas de ferro, foi construída no século XIX pelo capitão José Inácio Gomes Barbosa e manteve as características originais até 1977, quando passou pela primeira intervenção como parte das obras de modernização do bairro. Originalmente, mulheres das redondezas, imortalizadas pela história como as “Lavadeiras de Queluz”, usavam as bicas da Fonte Grande para lavar roupas.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Deputado Glaycon Franco