Ir para o conteúdo

Glaycon Franco entrega caminhão para recolhimento de animais para o curral regional

Ação é fruto de emenda parlamentar destinada ao CODAP enquanto deputado estadual na última legislatura na ALMG

Não bastasse o mal estado de conservação das vias, um dos problemas que afligem quem trafega pelas estradas da região é a presença de animais de grande porte na pista, expondo a risco a vida dos motoristas. Mas este transtorno parece estar perto de acabar ou, pelo menos, diminuir consideravelmente com a esperada inauguração do curral regional.

Construído em um terreno cedido pela Gerdau, situado próximo à Casa de Tiradentes, em Ouro Branco, o empreendimento será gerenciado pelo CODAP (Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba) e vai atender, inicialmente, às primeiras cinco cidades que aderiram ao programa: Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Ouro Branco, Itabirito e Caranaíba.

Na última terça-feira (14/03), o ex-deputado estadual Glaycon Franco (PV) fez a entrega ao consórcio de um caminhão 0km que será empregado no recolhimento dos animais de grande porte. A aquisição é fruto de uma emenda parlamentar, encaminhada pelo político ainda no exercício do mandato.

Ouvido pelo Fato Real, Glaycon Franco enfatizou a relevância da iniciativa: “Nossa primeira preocupação foi com os usuários de nossas estradas, que terão a segurança e tranquilidade de saber que não mais irão se deparar com os animais que, muitas vezes, foram a causa de acidentes fatais. Outra preocupação nossa foi assegurar o atendimento adequado aos animais, que ficarão recolhidos em local seguro até que os proprietários venham reclamá-los. Baseado em minhas andanças pelo estado, creio que este seja um projeto inédito em Minas Gerais e deverá ser exemplo para outras cidades”.

O secretário de Meio Ambiente de Ouro Branco, Neylor Aarão, agradeceu ao ex-deputado pela destinação do recurso e citou o castramóvel, equipamento também viabilizado pelo mandato de Glaycon, utilizado em outro grande programa regional gerenciado pelo CODAP: “O caminhão boiadeiro vai ser muito importante para os municípios porque vamos reduzir despesas ao unificar a fiscalização e as apreensões. Agradecemos ao Glaycon, que foi o único deputado a apoiar o CODAP com esse tipo de emenda. Criar animais soltos é crime previsto na legislação, razão pela qual a fiscalização tem de ser feita com maior intensidade”. Os agradecimentos foram reforçados pelo  prefeito de Entre Rios de Minas e presidente do Codap, José Walter,  destacando que a iniciativa vai salvar vidas, referindo-se aos acidentes envolvendo animais nas estradas, muitas vezes com vítima fatais.

Fonte: Site Fato Real