Ir para o conteúdo

Verdes MG participam da Virada Parlamentar Sustentável, em Brasília

O presidente da Comissão Provisória Municipal do Partido Verde de Uberlândia (MG), biólogo, ativista ambiental e membro da Associação para Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro Gustavo Malacco esteve em Brasília, dia 22 último, para compor a mesa e debater sobre a proteção permanente dos rios, em seminário promovido pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. Ele participou da Mesa "Legislação ambiental sobre rios - iniciativas em andamento e perspectivas de proteção legal".

Malacco falou sobre o Programa Rios Livres, uma iniciativa de proteção aos rios do Triângulo Mineiro associado ao turismo sustentável. Em sua apresentação, o biólogo destacou a necessidade de enxergar o turismo ecológico como uma opção viável para as cidades mineiras. “Atualmente dezenas de empreendedores atuam com diversas atividades do turismo gerando renda e emprego de forma sustentável nas corredeiras e cachoeiras da região do Triângulo Mineiro, muitas ameaçadas por barramentos insustentáveis. Para a proteção dos rios passamos a trabalhar em conjunto com prefeituras municipais e conseguimos proteger até o momento os rios Tijuco, Prata, Arantes e Claro”, afirmou.

O representante dos Verdes  MG criticou a gestão ambiental no atual governo, uma vez que, para ele, Minas Gerais sempre foi um estado protagonista em defesa das águas. "Hoje, infelizmente tudo que foi construído (em governança ambiental) foi destruído. Minas está degradando suas serras e matas com ações que não combinam com a economia verde, respeitando seus territórios e sua biodiversidade", pontuou.

A Virada Parlamentar Sustentável é um movimento que conta com a participação de mais de 30 organizações da sociedade civil, com o propósito de estimular o Poder Legislativo a priorizar o cuidado com o meio ambiente, o clima e os direitos humanos.