Ir para o conteúdo

Vereador Rodyson participa da manifestação Brasil Solar

O vereador Rodyson de Divinópolis e lideranças do setor fotovoltaico e de energias renováveis reuniram-se na Esplanada dos Ministérios na manhã desta 3ª feira (8.jun.2021) para pedir a aprovação do Marco Legal da Geração Própria de Energia Solar e outras fontes.

Rodyson disse que são 85 milhões de consumidores ávidos por um Brasil sustentável, democrático, com energia solar livre, bem distribuída e não centralizada nas mãos de poucos!

Os manifestantes pressionam o Congresso Nacional para votação do projeto de lei chamado de “Geração Distribuída” (PL 5.829/2019), o relator é do deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG). O movimento também busca chamar atenção nas redes sociais com o slogan “Brasil, diga SIM à Energia Solar”.

O movimento defende que a medida trará mais segurança jurídica e regulatória para o crescimento sustentável do setor elétrico no Brasil. A votação do PL estava previsto para o início de 2020, mas foi adiado devido à pandemia do coronavírus. A pauta foi retomada em dezembro, quando a maioria dos deputados votaram pela urgência da tramitação do texto, mas a proposta ainda não foi analisada pela Câmara.

O setor defende que a medida é fundamental para evitar o cenário de altas da energia elétrica e riscos de apagões devido à escassez hídrica. Dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) estimam que, se aprovado, o PL pode ajudar gerar cerca de 1 milhão de empregos até 2050 e economizar R$ 175 bilhões na conta de energia de todos os consumidores.

Fonte: Poder 365