Ir para o conteúdo

Artigo: Carta Verde Brasil: novo conceito para aliar desenvolvimento com sustentabilidade - Por Osvander Valadão

*Por Osvander Valadão

A Fundação Verde Herbert Daniel e a Fundação Perseu Abramo divulgaram, na última sexta-feira, 04, um projeto de transição socioecológica para o Brasil. O documento reafirma o compromisso de forças e representantes democráticos e progressistas, preocupados com os caminhos trilhados nos últimos três anos pelo Governo Federal e também por gestões nas esferas estaduais, no que se refere ao meio ambiente e aos aspectos socioeconômicos na nossa nação.

A pauta ambiental se configura não só no Brasil, mas em todas as nações responsáveis com as gerações futuras, como um dos pilares essenciais para o progresso aliado à sustentabilidade. Nosso país vem retrocedendo em escala exponencial no atual governo. É de conhecimento público a interrupção de investimentos em projetos como o FIP Monitoramento Cerrado, que promove o desenvolvimento de sistemas de prevenção de incêndios florestais e monitora a cobertura vegetal deste bioma que está presente em 50% do território mineiro.

Não bastasse isso, estudos como o do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), com seus 30 anos de existência dedicados à missão de disseminar informações sobre a conservação e o desenvolvimento sustentável na Amazônia, apontou que, em 2021, o desmatamento nesta que é uma das mais importantes áreas verdes do mundo - e que atrai a atenção de milhares de nações, cientistas, pesquisadores e empreendedores -, cresceu 29% em relação a 2020. Ano após ano, a luta contra políticas voltadas aos interesses de poucos, em detrimento do meio ambiente, tem causado consequências catastróficas à natureza.

Conceitos como agroecologia, agricultura familiar, redução da emissão de carbono, incrementação e especialização do turismo rural (o segundo mais apreciado em Minas Gerais, por exemplo), sustentabilidade socioambiental estão sendo deixados em último plano quando, na verdade, deveriam ser colocados sob a luz dos holofotes nacional e estadual. São esses, conceitos que precisam ser ampliados e debatidos com inteligência - uma vez que estão diretamente ligados à geração de conhecimento, à iniciação científica e às oportunidades econômicas.

Ter a oportunidade de participar efetivamente da construção da Carta Verde Brasil (foto), desenvolvida pela Fundação Verde – juntamente à Perseu Abramo –, integra um projeto maior de governança, pensando de forma programática e organizada. Como bem colocado na carta, “no caso do nosso país, nos convertemos em uma grande fazenda para produção de commodities ou em uma grande mineradora para exportação de minérios brutos sem valor agregado, com uma reprimarização da Economia a custo de uma profunda degradação ambiental e de uma precarização das condições sociais e do trabalho da maior parte da população. É hora de mudar este jogo e só será possível com o empenho de cada um de nós.

Convido cada um de vocês a conhecer, ler e compartilhar a declaração conjunta. Clique aqui.

*Osvander Valadão é presidente do Partido Verde de Minas Gerais e membro da diretoria executiva da Fundação Verde Herbert Daniel.